segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O tal...

Um post duplo só pra começar né...num ia deixar o povo aqui à ver navios sobre o tema desse buruçú todo.. Mas só pra explicar uma coisa pra alguem que venha a ler isto um dia, eu to sendo totalmente chata (no bom sentido, eu sou realmente muito chata com meus trabalhos de faculdade) e explicativa nesse blog, juro que não sou essa pessoa tosca que possa vir a parecer ser

Então em arquitetura é assim...chegou no 9° semestre (no meu caso 13°, é, vou me formar em 14 semestres e não em 10 como é o normal, isso tudo por conta da transferência de facul e do intercâmbio pra Espanha!) prepare-se, você irá começar o temido Trabalho de Graduação, trabalho este que vai te acompanhar por 1 ano. Tem quem simplifique, tem quem complique, enfim, cada um do seu jeito. Eu sou complicada por natureza, admito, e não sossego até chegar numa coisa que eu realmente goste, que eu realmente vá ter vontade de ficar trabalhando por 1 ano.

Lembro do primeiro tema que havia pensado pro meu TFG, a idéia era um Centro Cultural Roberto Burle Marx, um lugar para difundir as artes (paisagismo, pintura, culinária...) do nosso famoso paisagista, mas não, a idéia não foi pra frente, isso faz muito tempo, em janeiro eu acho. Aí que fiquei o 1° semestre de 2010 inteiro ao Deus dará, nem lembrava que ia fazer tfg logo mais nem nada e fui levando tranquila. Até que chega o dia da matrícula e eu lembro desse danado, e quem me conhece sabe, EU SOU MUITO DESESPERADA! Assim mesmo, no melhor estilo mauriciocapslockiano de ser! começou a maratona em busca de temas que me agradassem, e por muito tempo assim ficou, só na busca... fiquei querendo fazer um SESC Cultura e Lazer, comecei a pesquisar, pesquisar, fui conversar com quem eu achava que ia me orientar no trabalho...mas não tava convencida! ainda bem!

Ao meu tema final eu cheguei por vontade própria. Quando ia conversar com amigos sobre isso todos diziam: "pensa numa coisa que tu gosta". É meio tosco como eu cheguei nesse tema, mas a primeira coisa que me vinha na cabeça quando me faziam essa pergunta era: "eu gosto de viajar" e ponto. Daí que comecei a pensar porque que eu viajo tanto? em busca de que? o que eu faço quando vou à cidades novas, e aí foi saindo meus pensamentos, eu viajo porque eu gosto de conhecer a cultura dos lugares, sempre que viajo vou a museus, gosto de ir a lugares que as pessoas daquela cidade frequentam, enfim... Aí fui pensando o que fazem os turístas quando chegam na minha cidade? pra onde aqueles onibus da cvc levam essa galera? e o povo mais independente, comofas? cheguei a conclusão que na minha cidade, um lugar tão rico em cultura, não existe um lugarzinho sequer pra onde os turistas possam ver o mínimo disso!  CLARO!

Mas como eu mesma falei, Pernambuco um lugar muito rico culturalmente, fazer um Museu da cultura Pernambucana ia ser uma coisa muito abrangente e clichê, queria me aprofundar mais num assunto e não simplesmente montar um programa de necessidades de um museu e fazer meu projetinho basiquinho, NÃO! A inspiração veio num domingo à tarde, durante um ensaio do maracatu quando estavamos discutindo quem ia querer tocar no carnaval, AÊ! foi uma coisa linda na hora cheguei em casa frenética já pesquisando coisas!

Então é isso o tema do TFG é um Museu do Carnaval de Pernambuco, ou não, ainda tô pensando em restringir mais, ainda não sei se será um museu propriamente dito..

tem muita coisa pra escrever aqui...mas vou soltando aos poucos...porque texto grande né? cansa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário