quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Porque?




Não queria que meu tema se justificasse apenas pela minha vontade de fazer!


Ao dar início às minhas leituras - as iniciais foram sobre história do carnaval no geral - decidi parar tudo e ir pesquisar, antes de mais nada, sobre qualquer coisa que me ajudasse a entender essa história toda de patrimônio e conservação, já que é um tema médio novo pra mim. Ainda estou lendo sobre isso, tô com alguns textos do CECI, de alguns professores la do CAC e outras coisas do IPHAN.

Lembrei da época em que trabalhei no Laboratório da Paisagem da UFPE, e se tem uma das coisas que aprendi com Ana Rita foi a tal da história da conservação das praças de Burle Marx. Lembrei que li e reli cartas patrimoniais, mais especificamente a Carta de Florença (1981) - que trata da conservação e proteção de jardins históricos - e é uma complementação da Carta de Veneza (1964) - que trata da conservação e restauração de monumentos e sítios históricos. Reli tudo novamente e fui em busca de outras cartas. Achei todas no site do IPHAN, entre elas encontrei a Recomendação de Paris, que foi redigida na Conferência Geral da UNESCO em novembro de 1989 e trata de uma recomendação sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. 

HUMMMMM

Nela tem assim:  

" Considerando que a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio universal da humanidade e que é um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais existentes e de afirmação de sua identidade cultural, ... 

... Aprova a seguinte Recomendação, no dia 15 de novembro de 1989: 

A. Definição da cultura tradicional e popular

Atendendo à presente recomendação:
A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem à expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social ... ... Suas formas compreendem, entre outras, a língua, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arqutietura e outras artes.

C. Conservação da cultura tradicional e popular

A conservação se refere à documentação relativa às tradições vinculadas à cultura tradicional e popular, e seu objetivo, no caso da não utilização ou de evolução destas tradições, consiste em que os pesquisadores e os detentores da tradição possam dispor de dados que lhe permitam compreender o processo de modificação da tradição. ... ... Para isso conviria que os Estados-membros:

- Estabelecessem serviços nacionais de arquivos onde a cultura tradicional e popular, recompilada, pudesse ser armazenada adequadamente e ficar disponível...

- Criassem museus ou seções de cultura tradicional e popular nos museus existentes onde esta possa ser exposta;
... "

YES!

Recomendação de Paris EU TE AMO (L) 

Claro que posso considerar o Carnaval, principalmente o daqui de Pernambuco, como uma cultura tradicional e popular né? Agora eu só ando no meu desespero normal...Preciso produzir, escrever meus textos, tô me sentindo uma anta empacada. E tenho que agilizar muito isso, já que à partir da semana que vem eu to off desse mundo de TFG por alguns muitos dias, e isso não é bom!




No post passado eu esqueci que tinha foto do casarão que eu escolhi pra trabalhar é esse aqui do lado. Bonito né?












E pelo menos pra alguma coisa meu TFG já serviu!


Por Luiz do monte:




Ano que vem estão todos convidados ao BEBERICAR


BEBERICAR - Bloco Etílico Babilonico Exuberante Revolucionario Inebriante Carnavalesco ANTENOR É REI.

Concentração no sábado, às 14h na frente do CECI.
A saída não vai ser feita, porque aderimos a filosofia do maracatu de baque parado.
Vamos apenas bebericar!

Hino do bloco:

Olinda, quero fazer em ti - prospecçããão!
Os teus beirais eu não vou derrubar
Vou fazer intervenção para te melhorar
Minha Olinda sem iguaaal...
Só te pinto com caaaaaaaaaaaaaaaaaal!

quem me conhece sabe o quanto eu morri né?



2 comentários:

  1. se permite um comentario, reflexoes sobre patrimonio e coisas afins:


    "A conservação se refere à documentação relativa às tradições vinculadas à cultura tradicional e popular, e seu objetivo, no caso da não utilização ou de evolução destas tradições, consiste em que os pesquisadores e os detentores da tradição possam dispor de dados que lhe permitam compreender o processo de modificação da tradição. ... ... Para isso conviria que os Estados-membros:

    Estabelecessem serviços nacionais de arquivos onde a cultura tradicional e popular, recompilada, pudesse ser armazenada adequadamente e ficar disponível..."

    olha soh, existem alguns extremos q acho q o povo costuma cometer qdo trata de patrimonio ou preservacoes. em geral, e isso se aplica especialmente aos objetos arquitetonicos, a ideia de preservacao q se tem difundida e praticada eh o do congelamento. vc congela e paralisa akele momento historico, social, cultural, e sempre q possivel, material, sob a bandeira de uma preservacao a todo custo q me parece mtas vezes duvidosa. por uma simples questao, a historia da humanidade, e do proprio planeta, eh uma constante alteracao, mudanca, e pq nao?, evolucao. no momento em q vc congela uma cultura, akele povo, local, objeto, nao tem mais como se adaptar as novas condicoes do ambiente, nem q essas novas condicoes sejam do pensamento da populacao (e nos sabemos como isso muda, vertiginosamente hj em dia especialmente). se a idade da pedra fosse hj em dia, ninguem poderia jamais sair das cavernas, pq seria vc desmanchar, e desrespeitar toda uma cultura. acho genial esse trecho q vc coloca da recomendacao de paris (q eu nao conhecia, olhae seu blog servindo), eh ele mostrar q o objeto cultural q se pretende preservar, eh passivel de desuso, pela evolucao natural das coisas. e q isso nao eh ruim. e dai, a importancia da sua preservacao, na verdade, eh da preservacao da sua memoria, nao da permanecia como habito, tem a funcao de registro, de modo q as proximas geracoes tenham como estudar o processo de evolucao ate o seu momento. percebe? a questao central do patrimonio nao eh congelar, mas permitir um registro q possa ser acessado em outro momento. e o reconhecimento da importancia desse registro, ja q as coisas naturalmente evoluem, mudam, ou caem em desuso. to aki soh deixando minha percepcao da coisa, pq sempre acho mto perigoso as acoes de grupos de resistencia cultural e afins, bem como das acoes de patrimonio, pq engessam o andar natural da carruagem, criando uma situacao extremamente artificial, insustentavel. achei genial ter isso lucido nessa recomendacao de paris: nao eh questao de se manter o habito, mas de preservar o seu registro.

    um bjo, e parabens pelo blog.

    daniel
    ventodepraia.wordpress.com

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